Inovação no mercado da moda na pandemia: como esse setor do varejo tem superado a crise

Com a inovação no mercado da moda na pandemia, aos poucos o setor tem superado a crise e apresentado números melhores. De acordo com a última Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, o volume nacional de vendas no varejo segue trajetória de recuperação iniciada em maio, tendo alcançado crescimento de 5,2% em julho.

Mas como isso tem sido possível? Bom, apenas com muita criatividade e inovação para atender novos padrões de consumo e alcançar as pessoas.

Conheça, neste artigo, as soluções inovadoras mais adotadas no mercado da moda e saiba o que nós temos feito para continuar atendendo nossos clientes em tempos de distanciamento social.

Por que inovar é a melhor estratégia para o momento

Inovar não é somente a melhor estratégia para o momento, como também para o futuro de qualquer negócio que almeja permanecer no mercado. As pessoas estão cada vez mais conectadas e exigentes, então é preciso concentrar esforços em ações estratégicas para reduzir custos e satisfazer os clientes.

Por isso, inovar exige uma transformação na estrutura de um negócio, como na organização do ambiente de trabalho, processos, produtos, serviços e no relacionamento com o mercado, clientes e parceiros.

A pandemia acabou acelerando a inovação em muitos setores, principalmente no de varejo de moda, tão impactado negativamente no início da quarentena. Nesse sentido, encontrar novas formas de atuar e de se relacionar com as pessoas, é fundamental para se manter no mercado.

Inovação no mercado da moda na pandemia: soluções para superar a crise

O e-commerce é a alternativa de muitas lojas para vender na pandemia. No entanto, muitos consumidores mudaram seus padrões de consumo já que estão mais tempo em casa. Roupas confortáveis, por exemplo, passaram a ser mais procuradas que vestimentas sociais e sapatos.

Mas as marcas que continuam com seu planejamento de coleções – e mesmo aquelas que mudaram seus produtos para atender a nova demanda – ainda enfrentam outro desafio: como vender sem receber a visita de um cliente para conhecer e provar alguma peça?

A solução para tais problemas está na inovação, e nós vamos apresentar para você as mais adotadas nesta pandemia. Confira!

Desenvolvimento de EPIs para a pandemia

De costureiras autônomas até o grande varejo, não faltam exemplos de marcas que optaram por escalar seus modelos de negócio com foco na própria pandemia, e estão produzindo máscaras e outros equipamentos de proteção individual – EPIs.

A Nike está confeccionando máscaras com escudos de proteção facial e lentes respiradoras de purificação do ar a partir do reaproveitamento de materiais de calçados e vestuário. Já uma de suas concorrentes, a Adidas, oferece uma máscara facial reutilizável, própria para uso em práticas esportivas. 

Criação de peças e calçados “antivírus”

A indústria têxtil desenvolveu um tecido para afastar o coronavírus. A malha utiliza partículas de prata para bloquear e repelir o vírus da membrana do tecido. O produto é certificado pelo Laboratório de Virologia da UNICAMP.

Uma outra iniciativa criou uma sola de sapato com um material capaz de inibir as ações do vírus quando há o contato humano.

Por fim, uma marca varejista fashion britânica lançou uma jaqueta projetada para eliminar vírus e bactérias. Composta por íons do cobre eletricamente carregados, estes conduzem calor e energia pela peça enquanto matam bactérias e vírus.

Provadores e ambientes virtuais

Alguns varejistas investem em tecnologia de realidade aumentada para simular avatares de modelos para que as roupas sejam exibidas numa vitrine virtual. Essa tecnologia, além de proporcionar uma experiência melhor para o cliente, evita contágios do vírus pelas modelos.

Outras marcas criaram um ambiente virtual das lojas físicas e os clientes podem acessá-la, ver vitrines, manequins e cada peça de forma detalhada, assim como comprar rapidamente o produto desejado.

Showroom Virtual: nossa escolha para atender os clientes WE

Nós precisávamos encontrar uma maneira de atender nossos clientes e parceiros mesmo diante do atual cenário onde aglomerar não é recomendado. Para isso, acompanhamos a inovação no mercado da moda na pandemia e, em junho, inauguramos um Showroom Virtual.

Agora, para conhecer a coleção Outono-Inverno 2021 da WE, basta agendar um atendimento online para conferir nossas peças diretamente do nosso Showroom. Com toda atenção e segurança, você pode conferir – por ligação de vídeo ao vivo – todos os detalhes do produto, inclusive nas modelos da nossa equipe.


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