Como usar o Instagram e WhatsApp para o marketing da sua loja

Se você deseja aumentar as suas vendas, aproveite os recursos  do Instagram e do WhatsApp para o marketing de sua loja. Esses dois aplicativos agora possuem versões para negócios, com funcionalidades para vender mais facilmente e oferecer um melhor atendimento ao cliente.

Neste post, conheça duas ferramentas para auxiliar no seu negócio: o Instagram Shopping e o WhatsApp Business. Acompanhe este texto para entendê-las melhor e aprender a utilizá-las.

Instagram Shopping: mais facilidades para vender

Certamente você já reparou num pequeno ícone em forma de bolsa em algum post no Instagram, não? Observe as imagens de um post da @shoulderoficial – uma das marcas gerenciadas por nós.

Recurso Instagram Shopping utilizado pela marca Shoulder.

Na primeira imagem você vê a pequena bolsa, no canto inferior esquerdo, o que indica que produtos foram marcados. Ao clicar uma vez nessa imagem, informações sobre o produto aparecem, como descrição e valores.

Para ver mais detalhes da peça e acessar o site da marca – última imagem –, basta clicar nos balões de informações. Dessa forma, a aquisição do produto é agilizada. 

Tudo isso foi possível graças ao Instagram Shopping, recurso disponível apenas para contas de Instagram comerciais.

 Como utilizar o recurso

Para você ter sua loja virtual no Instagram, é necessário ter uma conta conectada ao Facebook e um catálogo de produtos. Estes podem ser criados com um gerenciador de negócios, numa página de loja do Facebook ou em outras plataformas, como NuvemShop

Para conectar sua conta comercial ao Facebook, faça o seguinte: abra sua conta no aplicativo do Instagram > Configurações > Empresa > Conectar uma Página do Facebook > Criar Página do Facebook ou Conectar Página existente.

Com um catálogo pronto e conta corretamente vinculada, é hora de continuar o processo no Instagram.

  1. Abra sua conta e vá em “Configurações”.
  2. Selecione a opção “Empresa”.
  3. Selecione “Compras”.

Feito isso, sua conta será avaliada pelo Instagram, o que pode demorar algumas semanas. 

Como fazer a marcação dos produtos

Primeiro, selecione novamente “Compras”. Dessa vez, seus catálogos já criados vão aparecer e você deve selecionar aquele que deseja vincular à loja do Instagram. 

Agora é só publicar e marcar seus produtos no Feed ou Stories. No Feed, selecione “Marcar Produtos” bem abaixo de “Marcar pessoas” na aba de publicação. No Stories, procure o ícone da bolsa na aba “adesivos”.

Vantagens do Instagram Shopping

  • Maior alcance orgânico: é mais fácil alcançar e atrair pessoas, pois suas postagens curtidas podem aparecer no Explorar.
  • Gaste menos com anúncios: com maior alcance orgânico, você não vai precisar investir tanto em anúncios para aparecer para o público.
  • Rápida conversão para sua loja: com links para seus produtos na postagem, é mais fácil acessar sua loja virtual e comprar.
  • Menos limitações de links: sem essa ferramenta, só é possível inserir um link na biografia da conta comercial ou no Stories em contas com 10 mil seguidores ou mais.

Mas que tal melhorar a comunicação com seus clientes e não sofrer com tantas conversas no direct do Instagram?

WhatsApp Business: comunicação profissional

O WhatsApp Business é uma opção para negócios online inovarem no atendimento aos seus clientes. A ferramenta permite modificar parâmetros, visualizar estatísticas da conta – mensagens enviadas, recebidas e não lidas – e editar mensagem de boas vindas ou de ausência ao usuário.

Primeiro, baixe o WhatsApp Business, pois é um outro aplicativo e não um recurso do WhatsApp convencional. Você pode até usar seu número pessoal para o comercial, mas saiba que só é possível utilizar um por aplicativo. Se quiser manter conversas do aplicativo convencional para acessá-las na versão businesses, faça o backup:   Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Como utilizar o recurso

Definido isso, siga os seguintes passos:

  1. Baixe o app na loja de aplicativos – Google Play ou App Store.
  2. Leia os termos e condições e clique em “Concordar e continuar”.
  3. Digite o número para sua conta comercial – se inserir um número já cadastrado, na tela irá surgir um aviso de que este será migrado para o WhatsApp Business. Confirme e continue.
  4. Digite, no campo indicado pelo app, o código de verificação que você irá receber por mensagem de texto.
  5. Permita o acesso do aplicativo ao seus arquivos e contatos assim que solicitado após finalização da etapa 4.
  6. Se você transferiu sua conta pessoal para a comercial, o aplicativo irá perguntar se você deseja recuperar as conversas. Clique em “Restaurar” e aguarde. 

Como criar o seu perfil comercial

As informações de perfis são editadas no menu principal, acessível no canto superior direito – três pontinhos na vertical. Vá em Configurações > Configurações da empresa > Perfil, e edite as informações:

  1. Nome da sua loja – que não poderá ser alterado depois da primeira edição.
  2. Foto do perfil – como o logo da empresa ou algo que represente seu negócio. 
  3. Localização da empresa.
  4. Descrição do negócio selecione alguma das categorias de negócio sugeridas.
  5. Texto de apresentação.
  6. Horário de funcionamento.
  7. Endereço eletrônico –  site, e-commerce, página do Facebook ou Instagram.
Principais recursos do WhatsApp Business.

Vantagens do WhatsApp Business

  • Organização nas conversas: o WhatsApp Business facilita a visualização de conversas. Você pode etiquetá-las com cores diferentes para localizá-las rapidamente.
  • Gestão de grandes volumes de conversas: além de poder diferenciar as  conversas com etiquetas, é possível separá-las entre as de clientes, colegas de trabalho, amigos e familiares.
  • Conversar com quem quiser rapidamente: você não precisa ter salvo o número da pessoa com quem deseja conversar. Apenas clique para conversar – função Click to Chat.

Combine o uso do Instagram e WhatsApp para o marketing da sua loja e cresça

Independente do ramo e do tamanho do seu negócio, a inovação é a única maneira de se manter no mercado atual. Processos, serviços, produtos, modelos de negócios devem ser otimizados para ampliar as oportunidades.

Com o Instagram Shopping e o WhatsApp Business, você consegue estar mais próximo do seu público, converter mais para sua loja virtual e ser mais eficiente no serviço de pós venda.

Não perca tempo e aproveite o Instagram e WhatsApp para o marketing da sua loja!

Dúvidas? Deixe seu comentário! E para mais conteúdos sobre o setor varejista de moda, acompanhe nosso blog!

Posso ajudar?